Moçambique em Alto Nível: Especialista em Geologia Aplicada Conquista Excelência na Rússia

A estudante moçambicana, Iolanda Tsambo, defendeu com Excelência (5 Valores, onde o sistema de avaliação é de 1 a 5), no dia 05 de Junho, o seu Trabalho do Fim do Curso de Especialização em Geologia Aplicada na Academia de Engenharia da Universidade Russa Amizade dos Povos vulgo RUDN University, (Moscovo, Federação Russa).

TEMA DO TFC: “Estrutura Geológica e Projeto de Prospecção, e exploração de Ouro na Área Prospetiva de Olenya do distrito de Bilibinsky”.

SOBRE ESTUDO

O trabalho de estudo é sobre as características da estrutura geológica da promissora área de Olenya e à preparação de um projeto para a prospecção e exploração da ocorrência de minério de ouro. O trabalho apresenta informações gerais sobre o território, incluindo um esboço físico-geográfico, analisa a estrutura geológica de deposito de ouro de Olenye, onde é feita uma descrição da estratigrafia, magmatismo, tectónica, morfologia dos corpos de minério e composição mineralógica e química.

RESULTADO DO ESTUDO

Por fim o trabalho debruça em torno dos estudos anteriormente efetuados, com base nos quais são realizados a prospecção que incluem trabalhos geológicos, geofísicos, geoquímicos e de amostragem. Assim sendo, os resultados, procede-se ao bloqueio, ao cálculo das reservas previstas e à avaliação geológica e económica do potencial deposito.

O PERCURSO

Iolanda nasceu na cidade de Inhambane, teve uma infância semelhante a todas meninas da sua cidade. Frequentou o ensino primário na EPC 1 de Maio e o ensino secundário na ESG 3 de Fevereiro, ambas escolas da cidade de Inhambane. Durante o ensino secundário seguiu a secção de ciências com geografia, até então não sabendo ao certo que curso faria na Universidade. Terminado o ensino secundário, concorreu para o curso Topografia e Levantamento Geológico na UEM, e infelizmente não correu como planejado, foi então que decidiu concorrer para oportunidades de Bolsas de Estudo, tendo como opção Rússia. Concorrer para a Bolsa de Estudo foi um processo relativamente tranquilo, visto que reunia os requisitos que a Bolsa exigia. A espera era incerta, até que chegou a tão esperada notícia “Dear Iolanda Tsambo, in the newer future you are coming to come to Russia.”

ESTADIA EM MOSCOVO

A estadia da Iolanda sendo uma jovem que de uma cidade pequena e calma como Inhambane, a famosa terra de Boa Gente, então sair de Inhambane para Moscovo, foi um grande choque, mas graças a Deus teve pessoas magnificas, que lhe ajudaram no processo de adaptação. Viver na Rússia em particular em Moscovo, fez lhe crescer em vários aspectos e sua estadia permitiu ter uma visão completamente diferente do mundo. Resumidamente sua estadia em Moscovo tem sido excelente, um aprendizado atrás do outro, várias experiências.

SOBRE A ESPECIALIZAÇÃO

Formou-se em Geologia aplicada, especialização em Levantamento Geológico, Prospecção e Exploração de Depósitos Minerais Sólidos.
O curso de Geologia Aplicada centra-se no estudo dos métodos de prospeção, exploração e desenvolvimento dos recursos naturais, bem como na análise das condições geológicas para projetos científicos e de engenharia. A formação dos engenheiros geológicos mineiros abrange a investigação geofísica, geoquímica e geológica e a análise de dados para a resolução de problemas aplicados à exploração mineira, ao petróleo e ao gás, à construção e a outras indústrias.

O FUTURO

Como planos para o futuro, a Iolanda tem muitos, mas no memento o seu principal objetivo é o regresso a Moçambique e procurar oportunidades de integração profissional, foram no total 6 anos fora de casa, fora da realidade moçambicana acompanhando as coisas apenas pelas redes sociais. Ao chegar em Moçambique os planos são claros, bater toda porta que estiver à sua frente, seja para estágio profissional ou emprego, claro que emprego é prioridade. E claro para uma recém-formada, aprender sobre a geologia de Moçambique em particular será o foco, mas ao mesmo tempo tem muito ainda para oferecer, e é sabido que, a Rússia e pioneira em diversas áreas e a geologia não é exceção, por isso mesmo no momento o objetivo é voltar a Moçambique e compartilhar o máximo, que puder o conhecimento e formação profissional, que recebeu na Rússia. E para que daqui a 10 – 15 anos seja um dos nomes da geologia em Moçambique, uma referência na área de gemas.

Scroll to Top